Ter água encanada e com toda a facilidade sempre foi o sonho de muitas famílias que vivem em comunidades rurais do município de Amargosa. Elas necessitavam de um mecanismo eficiente para resolver o problema de abastecimento de água para melhorar a sua vida, além de fomentar as atividades agrícolas desenvolvidas na região. Algumas comunidades já podem comemorar a realização desse desejo.
A Prefeitura Municipal de Amargosa acabou de perfurar e instalar poços artesianos nas Comunidades de Passagem do Lajedo, Cambaúba e Córrego, graças a uma parceria do Governo Federal, através do programa do Ministério da Educação, que leva água para Escolas Rurais. “Como alguns poços cavados nas escolas possuem uma excelente vazão, em algumas comunidades será possível beneficiar não só a escola, mas a localidade por completo, com a distribuição da água”, explica o Superintendente de Infraestrutura Alex Bahia.
A Escola e a comunidade da Passagem do Lajedo foram contempladas com um poço com a profundidade de 126 metros e com vazão aproximada de 900 litros/hora. Na comunidade, a Prefeitura está estudando fontes alternativas para alimentar a bomba, já que a comunidade ainda não possui energia elétrica. A Escola da Cambaúba foi beneficiada com um poço de 90 metros, com vazão aproximada de 9.800 litros/hora. Como o primeiro poço cavado na Escola Franciso Juventino não obteve vazão, a Prefeitura bancou uma nova perfuração e conseguiu uma excelente vazão e por isso toda a comunidade será beneficiada. Já a Escola Josafá Marinho, no Córrego ganhou um poço com 80 metros e uma vazão aproximada de 1.500 litros/hora.
Para o Prefeito Valmir Sampaio, a perfuração de poços vem resgatar a dignidade e a valorização das escolas e, por conseqüência, a comunidade toda poderá aproveitar. “A água é uma necessidade básica, o acesso à água é fundamental para a qualidade de vida dessas famílias e está diretamente ligado à preservação da saúde e do bem estar. É de fundamental importância a perfuração de poços artesianos para o abastecimento comunitário e para manter o homem no campo, no seu habitat e facilitar suas atividades, esses poços irão abastecer as nossas escolas e essas famílias que poderão utilizar a água para consumo próprio”, completa.
Informações da PMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário