O titular da Delegacia Territorial de Jiquiriçá, delegado Alex Wendell, em companhia de uma guarnição da Polícia Militar, prendeu, na madrugada desta segunda-feira (7), o lavrador Francisco Peixoto da Cruz, 37 anos, responsável pelo caminhão Mercedes, modelo 1313, cor amarela, placa JNW 4365, apreendido no domingo (6), com 168 sacas de carvão vegetal ilegal. O veículo estava nas proximidades do Posto Realce, na BR-420, pronto para ser levado para a cidade de Mutuípe, onde a carga abasteceria o comércio local.
Depois da apreensão do caminhão, os policiais montaram uma campana nas proximidades do posto para aguardar o lavrador, uma vez que ele, segundo testemunhas, tinha o hábito de pegar o veículo sempre por volta das 3 horas da manhã. Conduzido à DT, Francisco, que reside na rua 13 de Maio, em Jiquiriçá, disse que adquiriu o carvão na cidade de Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina, e que já fizera isto 10 outras vezes, todas trazendo sempre o caminhão cheio.
Na manhã desta segunda-feira, o delegado Alex Wendel encontrou mais 15 sacas do mesmo carvão. O material estava escondido sob várias folhas de plantas, nos fundos do terreno que abriga um depósito utilizado pelo lavrador, autuado por crime ambiental. O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) de Amargosa foi acionado para realizar perícia no produto apreendido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário