Ultimas Notícias

sábado, 10 de dezembro de 2011

Operação apareende a maior quantidade de madeira do Vale do Jiquiriça

Foram apreendidas na referida fazenda 378 “pranchas” todas de madeiras de lei, além de 15 tábuas
No dia 08 de dezembro de 2011, na cidade de Jiquiriça/Ba, foi preso e autuado em flagrante delito o Sr. MILTON NUNES DA SILVA, "Milton de Sergi", brasileiro, divorciado, autônomo, natural de Gandu/Ba; nascido em: 27/10/1953, filho de Segismundo da Silva e Antonia Almeida Nunes, residente e domiciliado no Loteamento Pindoba, s/n - Jiquiriçá/Ba, por ter em depósito aproximadamente 450 pranchas de madeira extraída de forma ilegal em área de proteção ambiental.
Após vários meses de investigação, o Delgado de Policia Civil Dr. Alex Wendel, descobriu um depósito clandestino, situado em uma localidade rural denominado fazenda Pindoba, (próximo à Cachoeira dos Amores) sendo que todas as pranchas estavam cobertas por galhos de árvores, com o intuito principal de camuflar a quantidade de madeira ilegal e o crime ambiental.
A diligência contou com apoio da Policia Militar, comandada pelo Sargento Macena, e mais dois PMs (Figueredo e Eliseu). Sendo que às 6:00h, foi iniciado a operação, inicialmente no depósito clandestino, ficando comprovado a grande quantidade de madeira de lei, todas devidamente cortadas em “pranchas”. Momento após, o proprietário das madeiras teria aparecido, sendo dado voz de prisão. Foram apreendidas na referida fazenda 378(trezentas e setenta e oito) “pranchas” todas de madeiras de lei, além de 15 (quinze) tábuas.
Em continuidade das diligências, a equipe teria se deslocado para a serraria de Milton, onde foram apreendidas mais 57 (cinqüenta e sete) pranchas de madeira ilegal, uma grande quantidade de barrote; portas e várias peças beneficiadas, além de 07 (sete) máquinas utilizadas para o corte e beneficiamento das madeiras, lâminas, etc. Totalizando, assim, a quantia de 435 (quatrocentos e trinta e cinco) pranchas de madeiras,  além de uma grande quantidade de madeira. Milton ainda teria relatado que no período de 45 (quarenta e cinco) dias teria comprado 4 (quatro) caminhões de madeira. E que estaria explorando essa atividade pelo período de no mínimo 02 (dois) anos. Sendo assim, autuado em flagrante delito, por estar explorando economicamente madeira extraída de unidade de preservação permanente.
Foi acionada a pericia da Policia Civil e o órgão ambiental INEMA (Amargosa). Essa foi a maior apreensão realizada em vários anos no Vale do Jiquiriçá/Ba, equivalente a 7 (sete) caminhões carregados de madeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário