A Secretaria de Saúde do município de Amargosa (a 248 km de Salvador) confirmou nesta quinta-feira (24) dois casos de meningite meningocócica na cidade, com um óbito. Um dos pacientes, G. S., de 32 anos, morreu horas após dar entrada no Hospital Municipal, na segunda-feira (21).
No sábado (19), outro homem - L. C. S., de 32 anos -, já havia sido internado na unidade médica com os mesmos sintomas e transferido para o Hospital Roberto Santos, em Salvador, onde permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O estado de saúde de L. C. S. é estável, sem previsão de alta, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Em nota de esclarecimento, divulgada nesta quinta-feira (24), a Secretaria de Saúde de Amargosa informou que a Vigilância Municipal Epidemiológica, em parceria com a 29ª Dires, está trabalhando minuciosamente e buscando todas as pessoas que tiveram contatos com os doentes. Elas serão notificadas e receberão o tratamento quimioprofilático, procedimento de interrupção da cadeia de transmissão.
Na nota, o órgão declarou que "o município encontra-se preparado para todo e qualquer atendimento de emergência" e que, apesar dos casos, "o cenário epidemiológico não caracteriza uma situação de surto, não havendo a necessidade de criar preocupação entre a população". No entanto, a Secretaria de Saúde pede que algumas medidas de prevenção e controle sejam adotadas para a diminuição da transmissão
Nenhum comentário:
Postar um comentário